PROCESSO SELETIVO 2024/01

O candidato deverá, no período de
13 de dezembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024,
adotar os seguintes procedimentos:


Enviar para o e-mail pgb.selecao@gmail.com,
em uma única mensagem, a documentação solicitada
no item III.2 do edital.

Profa. Thereza Christina Barja Fidalgo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências (2019-2022), tomou posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 04/05.


A Professora Thereza Christina Barja Fidalgo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências (2019-2022), tomou posse como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 04/05.

Juntamente com as professoras Eliete Bouskela e Monica Heilbron, a UERJ tem agora três mulheres representantes na entidade.

Atualmente Professora Titular do Departamento de Biologia Celular da UERJ, a Profa. Thereza Christina é também Líder do Laboratório de Farmacologia Celular e Molecular da UERJ.

Sua trajetória profissional inclui Graduação pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Estágio pós-doutoral na Université de Montréal, Canadá (1997. Bourse D'excelence de Le Ministére d Education Du Québèc).

No dia 07/07/2023 o Prof.Dr. Ralph Santos-Oliveira, foi empossado como Acadêmico Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, junto a cadeira de no. 43, cujo Patrono é o Dr. Orlando Rangel.

"É um momento muito especial para a farmácia da UERJ, que em seu primeiro ano já tem um professor como membro titular da ABCF. Pessoalmente, é uma honra e satisfação, pois corrobora a excelência da trajetória. Sou o primeiro acadêmico de nossa Universidade e muito me orgulha levar a UERJ a mais esse importante fórum."

Regras para o credenciamento no Corpo Docente do Programa de Pós-graduação em Biociências

A Comissão de Coordenação do PPGB, em reunião realizada no dia 02 de dezembro de 2021, reformulou as regras para o credenciamento no Corpo Docente do Programa (docentes permanentes e colaboradores). As normas assentadas no documento , “CIRCULAR 01/PPGB/2022”, passarão a viger de forma imediata.


Processo seletivo em fluxo contínuo Mestrado
e Doutorado 2023/1

Resultado da primeira rodada de avaliações
Resultado da segunda rodada de avaliações