Resultado Capes Print PPGBiociências 2019.1

 

A CPPGB, Comunica o Resultado do Edital Capes Print 20191.1:

Candidata Selecionada:
Jéssica da Conceição Mendonça - Bolsa período Abril/2019 a Março/2020 - vinculado ao projeto "Mecanismos moleculares relacionados à disfunção endotelial na sepse neonatal" coordenado pela
Drª Prescilla Emy Nagao.

CAPES Print

Mecanismos moleculares relacionados à disfunção endotelial na sepse neonatal
Coordenadora Drª Prescilla Emy Nagao

 

Sepse é responsável por 2,9 milhões de mortes por ano, atingindo 50% de mortalidade no Brasil. Streptococcus agalactiae é a principal causa da sepse neonatal, muitas vezes levando a morte ou complicações em longo prazo. Uma grande limitação na compreensão atual de como bactérias interage com células endoteliais é o fato de os estudos anteriores terem sido realizados em condições estáticas.

 

O modelo 3D criado pelo Dr. Kerrigan (Royal College of Surgeons in Ireland) é único e capaz de criar o ambiente bioquímico vascular, contendo as camadas de endotélio, músculo liso, colágeno e elastina. A proposta é que possamos ampliar a compreensão básica da resposta do hospedeiro à infecção por S. agalactiae, a fim de desenvolver uma terapia que possa superar intervenções atuais na clínica para o tratamento da sepse neonatal.

 

O projeto proposto tem inovação na área de estudos sobre interações patógeno-hospedeiro, uma vez que o conhecimento atual foi principalmente alcançado através de técnicas de cultura de células in vitro em modelo 2D estático. O Dr. Kerrigan desenvolveu um modelo dinâmico de células 3D capaz de mimetizar o vaso sanguíneo in vivo.

 

Ambos os supervisores (Dr. Kerrigan e Dr Nagao) têm experiência na área e também um bom relacionamento colaborativo, o que torna mais vantajoso para o desenvolvimento deste projeto. O Royal College of Surgeons in Ireland (RCSI) tem uma reputação internacional com avanços significativos em várias áreas investigativas, incluindo infecção do hospedeiro e bioengenharia. O Dr. Kerrigan é investigador principal no grupo de infecção hospedeira e de bioengenharia no RCSI e liderou o grupo multidisciplinar de pesquisadores para avançar o conhecimento na área de infecção vascular.

 

RCSI tem muitos colaboradores nacionais e internacionais e seu envolvimento na medicina molecular tem colocado o RCSI na vanguarda da pesquisa biomédica. O RCSI possui laboratórios de última geração, tornando-o muito bem equipado para realizar o projeto proposto.

 

O RCSI está comprometido com a pesquisa translacional. O projeto proposto aqui se concentrará em um método exclusivo para o desenvolvimento de um modelo clinicamente relevante de infecção da corrente sanguínea, que acreditamos fortemente, levará a uma melhor modalidade terapêutica para o tratamento da sepse.

 

Plataforma Sucupira

Acesso a Produção Científica

Programa de Pós-graduação em Biociências

 

Av. 28 de setembro, 87 Fds, 4º Andar - Vila Isabel Rio de janeiro - RJ - CEP 20551-030

Tel.:(021) 2868-8034  - pgb.secretaria@gmail.com